09 abril 2009

Retrospectiva: Disputa pelo prêmio começou antes da estreia do programa


Mais de 130 mil pessoas tentaram pela internet uma vaga no BBB 9



a/g

Disputa pelo prêmio começou na Internet

O clima de rivalidade do Big Brother Brasil 9 começou antes mesmo da estreia do programa. Sob o olhar atento da produção do BBB, mais de 138 mil pessoas espalhadas pelos 26 estados brasileiros disputaram pela Internet o passaporte para a casa mais vigiada do País. Cinquenta e sete candidatos - entre eles Leo e Naiá - mostraram coragem e até enfrentaram o julgamento do público em paredões virtuais.

A primeira etapa da disputa era simples: criar um perfil no site de inscrições do Big Brother, no 8P. Nele, cada aspirante podia descrever características e preferências pessoais, além de publicar vídeos e fotos. As páginas eram avaliadas pela produção do BBB, que dava notas de 5 a 10 para os melhores perfis do site.

Além de poder mostrar através de atributos físicos e intelectuais o perfil de um brother, o candidato também podia provar que era fã de carteirinha do programa respondendo a perguntas sobre edições passadas. Cada quiz valia uma vaga para entrevista com a produção, que viajou pelo País à procura dos 18 brothers.

Bia Guedes/Big Brother Brasil
Leo venceu cinco Paredões Virtuais

A competição ficou ainda mais acirrada com os Paredões Virtuais, dinâmica pela qual os candidatos se desafiavam; e a Turma do Funil, disputa entre dez aspirantes que conseguiam o apoio de outros integrantes da comunidade. Os candidatos se enfrentavam em votações decididas pelos internautas. Tudo acontecia com o monitoramento integral da produção do programa, que divulgava as regras e os vencedores das 'brincadeiras' no Blog da Produção.

Um dos destaques do Paredão Virtual foi Leonardo Jancu, que meses depois entrou na casa. O ex-BBB foi o único da comunidade a vencer cinco paredões consecutivos - em um deles ele enfrentou Naiá - e garantiu uma vaga na Cadeira Elétrica (entrevista com a direção do BBB).

Clima de azaração
Mas não foi apenas o clima de rivalidade que contagiou o site de inscrições do programa. Muitos candidatos engataram um romance através da comunidade. Josi e Newton são exemplos disso. Eles se conheceram pelo site e começaram a namorar no programa. Max e Fran também já mantinham contato antes de serem brothers. O artista plástico revelou que conheceu a sister no 8P, e que conversava com ela por telefone e programas de mensagens instantâneas na Internet.

Contrariando as estatísticas nacionais, que mostram o domínio das mulheres, a comunidade do BBB 9, ainda ativa, registra presença maior dos homens: 52% de sua população é do sexo masculino. As faixas etárias seguem uma escadinha. Os jovens, principalmente na faixa dos 18 aos 25 anos são a presença mais marcante no site, representando 58% do volume total de inscritos. Entre 26 e 35 anos estão 33% dos internautas da comunidade; entre 36 e 45 anos, 7%; e entre 46 e 55 anos, 1,5%. Por fim, os tiozões e tiazonas também estavam lá, somando 0,5% da população total do da comunidade virtual. A 'corrente migratória' mais forte para povoá-la veio da Região Sudeste do País, dos estados de São Paulo (22%), Rio de Janeiro (20%), Minas Gerais (10%) e Espírito Santo (2%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iTzMiiiza ae

Blog Widget by LinkWithin