28 abril 2009

Gordo paga mais para voar


Gordo no aviãoA United Airlines, uma das maiores empresas aéreas dos Estados Unidos, anunciou que pessoas obesas terão que pagar duas passagens. Quem não gostou dessa opção pode escolher comprar um bilhete na classe executiva, ou seja, bem mais cara. O que?! Como assim?!
De acordo com as regras estipuladas pela empresa, quem não cabe “apropriadamente” em apenas uma cadeira, não consegue fechar o cinto de segurança, ou é largo o suficiente para impedir que os braços da cadeira sejam abaixados, é considerado “acima do limite”. Isso significa, em termos práticos, pagar dobrado caso o voo esteja cheio e não haja um assento extra para acomodar o passageiro gordinho.
A pior parte de tudo isso é que a United Airlines não está sozinha nessa cruzada contra os gordos. Ela  apenas seguiu outras três companhias americanas que já estavam cobrando dobrado dos passageiros obesos.
Ok. Tudo bem que a empresa alega que havia pessoas reclamando que passaram desconforto na viagem por causa de um gordinho mal acomodado na poltrona ao lado. Todo mundo há de reconhecer que é terrível sentar naquelas cadeiras que ficam no meio. Pior ainda se uma pessoa “horizontalmente avantajada” estiver invadindo o seu território. Porém, o aperto dentro do avião incomoda até mesmo os magrinhos, não é verdade?
Sabemos que, em busca de maiores lucros, as empresas de aviação têm reduzido o espaço entre as poltronas para acomodar mais passageiros nos voos. No Brasil, em 2007, o governo determinou que fosse revista essa prática, mas isso pouco adiantou.
Enfim… ao que tudo indica, a polêmica vai longe. Mas algumas coisas são certas:
a) os gordos não vão emagrecer só para caber nas poltronas dos aviões,
b) as companhias aéreas não vão disponibilizar assentos maiores e não vão dar primeira classe para todo mundo.
A boa notícia para a comunidade Papo de Gordo é que a Azul Linhas Aéreas disponibiliza assentos com mais espaço nas primeiras fileiras de suas aeronaves. Para acomodação nessas poltronas é cobrada uma taxa de R$30. Não. Isto não é um post pago. É apenas uma dica dada pelo nosso amigo Pelosi.
E você, leitor de peso, o que acha disso tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iTzMiiiza ae

Blog Widget by LinkWithin