11 maio 2009

Cientistas criam olho biônico mais avançado do mundo via wireless.


A visão é um dos sentidos, assim como todos os outros, mais usados pelo corpo humano e somente por pensar na possibilidade de perder este sentido em especial, a visão, já é motivo para espanto, medo, temor e de pensar em um futuro cheio de sofrimento, dor e sem expectativa.

Muitas pessoas que perderam a visão entram em depressão e muitas vezes se acham inúteis, mas muitas delas conseguem vencer tal barreira, se adaptar ao novo modo de vida, claro que com muitos obstáculos, e conseguem levar uma vida até que básica, mas sempre dependendo de outras pessoas e com muitas dificuldades.

Apesar do nível tecnológico humano atual, recuperar 100% a visão de um cego é muitas vezes impossível, onde até mesmo as técnicas mais avançadas conhecidas hoje em dia falham em tentar realizar tal ato.

Bom, apesar do avanço nesta área ser extremamente rápido e muito satisfatório, até certo ponto, o cineasta Rob Spence, que perdeu um dos olhos quando criança brincando com a espingarda de seu pai, resolveu não ser apenas mais uma vítima desta fatalidade, mas fazer algo para ajudar os que sofrem como ele.

Rob Spence, que teve de retirar fora o globo ocular do olho danificado, criou um projeto chamado de “Project EyeBorg” ou “Projeto do Olho Biônico”, onde ele apresentou a primeira versão do seu experimento em Bruxelas, onde ele foi capaz de criar uma prótese ocular constituída de uma micro-câmera que é mantida por uma pequena bateria que possui um pequeno transmissor implantado em uma pequena placa de circuito modelados e montados sobre uma prótese no formato de um olho humano com textura quase que real.

Esta prótese high-tech foi acoplada dentro da órbita ocular de Rob Spence como experimento, e ela consegue transmitir via wireless imagens instantâneas para um equipamento de televisor, monitor ou de vigilância, do que Rob Spence está vendo e presenciando como se fosse um olho de verdade.

Apesar do projeto ser bem avançado, ele ainda não consegue transmitir as imagens diretamente para o cérebro de Spence a ponto dele conseguir ver diretamente através do olho biônico as imagens mostradas, mas este é o próximo passo que ele deseja realizar levando em consideração que ainda é um experimento novo e que há muito de evoluir.

Spence acredita que num futuro próximo eles serão capazes de acoplar sensores ligados aos nervos ópticos ligados ao cérebro que serão capazes de converter os impulsos em imagens conectadas diretamente ao cérebro, criando assim o olho biônico perfeito capaz de substituir o olho humano.

Bom, isso é para um possível futuro, mas por enquanto é mais uma inovação tecnológica que veio com certeza para ajudar os que perderam a visão.

Um comentário:

  1. O legal é que rendeu algo de bom foi o plágio,
    Vamos continuar:
    Quero saber quem será o próximo a deletar plágio.
    Humm mas foi um prato cheio,gostei.

    ResponderExcluir

iTzMiiiza ae

Blog Widget by LinkWithin