04 maio 2009

Genialidade mental


Vou usar como referência um trecho de uma conversa da primeira temporada de Prison Break. Você ve uma lâmpada, um abajur. O que consegue enxergar? Uma lâmpada, e somente uma lâmpada, certo? Pois bem; existem pessoas que não enxergam somente a lâmpada, e sim toda a estrutura da mesma: fiação, vidro, suporte, etc. Para muitos, pessoas assim são tidas como gênios, pois não veem as coisas como elas aparentam ser, e sim os acontecimentos por cima, uma visão completamente total de tudo.

Pois bem, indo direto ao ponto sem rodeios, o post é realmente dedicado a estas pessoas muito especiais. Separei então três grandes exemplos da ficção de mentes brilhantes; seja planejando grandes atos ou descobrindo coisas indescobríveis, estes personagens levam muitas pessoas ao espanto total com suas ações.



MICHAEL SCOFIELD
Orkut

Michael Scofield é um engenheiro bem sucedido, o qual após a morte da mãe e o sumiço do pai, ve em seu irmão mais velho a única família. Acontece que seu irmão, Lincoln Burrows, é preso, acusado de matar o irmão da vice-presidente dos Estados Unidos. Após ser convencido pelo próprio irmão da inocência do mesmo, Michael decide fazer seus próprios planos e colocá-los em prática para libertar seu irmão do cárcere injusto. Com minuciosa atenção em todos os mínimos detalhes, Michael Scofield tatua em seu corpo o mapa da prisão e todos os passos planejados para depois da fuga. Além de ser considerado um verdadeiro gênio, Scofield também é completamente altruísta e desprendido de seus bens materiais. Sem falar, claro, na frieza a qual Michael consegue passar em momentos tensos, como por exemplo, quando teve que fazer um corte em seu próprio bíceps com uma navalha para recuperar um objeto que ajudaria seu irmão a ter mais tempo antes de sua execução.


GREGORY HOUSE
Orkut

Gregory House é um famoso médico, porém, é mais conhecido graças à sua arrogância e imenso sarcasmo ao tratar as pessoas. Seus métodos para com os pacientes não são diferentes: House evita ao máximo o contato com as pessoas as quais deve diagnosticar, pois considera que todas as pessoas, sem exceção, mentem um bocado. Entretanto, apesar de parecer um poço sem amigos, House tem muitas pessoas que o amam, como Lisa Cuddy, diretora do hospital o qual House trabalha, e James Wilson, seu melhor amigo. Greg conta também com um equipe de médicos, seus funcionários diretos, os quais o auxiliam nos casos (auxiliam no sentido de coletas, conversas com pacientes e outros, pois em 99,9% dos casos é House quem acaba desvendando o mistério, graças a sua imensa atenção nos detalhes). Este médico peculiar já chegou até a encontrar a solução de um caso já considerado resolvido, mas com o diagnóstico errado, no elevador do hospital, com a paciente, procurando em seu corpo e encontrando, em suas partes íntimas, o carrapato que havia causado todo o problema. A mente de Gregory House é realmente uma pérola.



JOKER

Considerado por muitos, com total razão, um psicopata insandecido, Joker possui uma mente muito complexa, porém simples de se entender. Ele ve as coisas de uma maneira direta, e crê que tudo pode se resolver com risadas. Não mede esforços para cumprir seus objetivos, e mesmo pregando que a vida não pode ter planos, demonstra ter muitos deles. Uso o exemplo de quando, por precaução, deposita um celular ligado a uma bomba na barriga de um de seus capangas loucos, para que quando fosse preso, pudesse fugir ligando para o número do mesmo celular (e causando a explosão na delegacia, matando os guardas e assim tendo sua distração para escapar). Agora imaginemos que o Joker realmente segue sua doutrina e não planeja nada do que faz, é guiado pelo impulso e pelas vontades; o que temos? Um gênio, certamente. Não basta ter um bom ''reflexo'' para fazer o que este palhaço criminoso faz; é preciso muito mais do que isso, e é isso que o Joker (ou Coringa, em português) tem.
Agora, a exemplo de sua complexidade, todos os psicólogos e psiquiatras que foram tentar entender sua mente doentia, entraram em colapso mental. Simples, porém complexo; amedrontador, porém engraçado. Não é a toa que o Joker possui muitos fãs espalhados pelo mundo, e é considerado o maior vilão de todos os tempos.


Não se enganem: Não é todo mundo que pode fazer as coisas que pessoas com esta capacidade fazem. É preciso um ''quê'' a mais, uma coisinha que a maioria dos incrédulos não possuem: A tal genialidade mental.
Por isso, peço-vos: Não tentem fazer o que foi mostrado aqui em casa.

--------------


PÉROLA DO DIA



Foi mal aí, cara...

-----------

2 comentários:

  1. Eu sou APAIXONADA por House e comecei a assistir Prison Break faz umas semanas... to amando!!


    Scolfild é FODA! Não tem dúvida...



    Eu com a mente dele não queria mais nada!

    ResponderExcluir
  2. O MS morre no final ! hahaha

    ResponderExcluir

iTzMiiiza ae

Blog Widget by LinkWithin