19 setembro 2009

Curiosidades sobre os Dinossauros




QUAL O MAIOR DINOSSAURO QUE JÁ EXISTIU?
Deve ter sido o Seismosaurus, com 36,5 m de comprimento e 51 toneladas, o peso de nove elefantes.


OVOS DE DINOSSAURO
Esses ovos possuíam uma casca muito dura, que protegia o filhote. Seu interior era um viveiro que permitia ao bebê dinossauro crescer em segurança.


QUAL O PERIODO DE VIDA DE UM DINOSSAURO?
É quase impossível definir exatamente com que idade os dinossauros morriam. Alguns cientistas estão tentando achar o índice de crescimento dos ossos de algumas espécies para vir a definir a sua idade. Acreditam que o Massospondylus, um pequeno dinossauro, viveu entre 30 e 70 anos, o que é quase a vida de um ser humano


A ORIGEM DO NOME
A palavra "dinossauro" foi inventada em 1842 pelo professor Richard Owen, estudioso de fósseis na Inglaterra. Ele descobriu que alguns dos maiores fósseis pertenciam a um grupo especial de animais sem nome. Então batizou-os de dinossauros, que significa "lagartos terríveis"


QUAL O DINO QUE TINHA MAIS DENTES?
O Hadrossauro (dinossauro com bico de pato) era o que tinha mais dentes: 480 em cada arcada, num fabuloso total de 960 dentes, e ainda renováveis. Um ser humano adulto tem apenas 32 dentes. Durante seu tempo de vida, um hadrossauro pode ter tido até 10.000 dentes


O MAIS ANTIGO
Cientistas da Argentina afirmam ter encontrado o mais antigo dinossauro. Chamado Herrerasaurus, teria 230 milhões de anos.


OS DINOSSAUROS HIBERNAVAM?
É muito improvável que os dinossauros hibernassem. Animais como tartarugas e ursos hibernam porque o tempo esfria demais e o alimento fica escasso. Mas o clima na época dos dinossauros era mais quente do que é hoje.


ESQUELETO COMPLETO
O esqueleto mais completo de Stegosaurus já encontrado foi desenterrado no sopé das Montanhas Rochosas no Colorado, EUA. Foi preciso um helicóptero militar para retirá-lo da terra.


DINOS VELOZES
Pegadas de dinossauros deixadas na lama indicam a velocidade com que se moviam. Medindo a distância entre as pegadas, peritos calcularam que alguns dinos chegavam a velocidades de até 40 km/h


DINOS TINHAM PÊLOS?
Até agora, não há indícios de que os dinossauros tivessem pêlos. Contudo não dá para saber ao certo, já que os pêlos são partes macias, difíceis de fossilizar.


QUANTO DE CARNE O T REX COMIA NUM DIA?
Até certo ponto, isso dependia da fome dele! Contudo, supondo que estivesse faminto e considerando-se o tamanho de sua cabeça e de sua barriga, conclui-se que ele podia consumir até 120 kg de carne numa refeição. Porém, para o Tyrannosaurus rex, uma única refeição podia ser suficiente para mantê-lo por vários dias, até encontrar outra oportunidade de conseguir mais alimentos.


QUE TAMANHO TINHA UM OVO DE DINOSSAURO?
Ovos de dinossauros variavam muito em tamanho. Alguns, como os enconrados perto do esqueleto de um Mussaurus, não passava de 2 ou 3 cm. Outros, como alguns de Hypselosaurus achados no sul da França, mediam 20 cm de comprimento por 16 cm de largura - o dobro do tamanho de um ovo de avestruz.



SOBREVIVENTE DE SORTE
Houve vários monstros na história da vida na Terra quando grande número de animais desapareceu. Há cerca de 225 milhões de anos, quando os dinossauros surgiram, mais ou menos 90 por cento das espécies animais se extinguiram.


EFEITOS ESPECIAIS
Antes de o cinema contar com os recursos da computação gráfica, utilizados em "Parque dos Dinossauros" muitos filmes foram feitos sobre esses bichos. Alguns usaram réplicas; outros, pessoas fantasiadas; outros ainda, como "Um milhão de anos Antes de Cristo", usaram lagartos vivos, com espigões e couraças colados nas costas. foram tão maltratados que o governo proibiu seu uso em outros filmes


iTzMiiiZado daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iTzMiiiza ae

Blog Widget by LinkWithin