11 setembro 2009

Desastres mais Caros da Historia



10. Titanic $150 Milhões




Titanic é provavelmente o acidente mais famoso do mundo. Em 15 de Abril de 1912, mais de 1500 pessoas morreram quando o navio colidiu com o iceberg. O navio custou U$7 milhões para ser construido (U$150 milhões nos dias de hoje)

9. Tanker Truck vs Bridge U$358 Milhões




Em 26 de Agosto de 2004, um carro colidiu com um caminhão tanque carregando 32 mil litros de combustivel na ponte Wiehltal na Alemanha. O caminhão atravessou o guard-rail e caiu de uma altura de 27 metros na A4 Autobahn que resultou em uma imensa explosão que destruiu a capacidade de carga da ponte. Os reparos temporários custaram U$40 milhões e o custo para substituir a ponte é estimado em U$318 milhões

8. MetroLink Crash U$500 Milhões




Em 12 de Setembro de 2008, na batida de trem considerada a pior da hisoria da California, 25 pessoas morreram na colisão frontal com o trem da Union Pacific. Pensa-se que o do Metrolink passou um sinal vermelho enquanto o condutor estava ocupado enviando menssagens de texto. O custo das indenizações para a Metrolink é estimado em U$500 milhões.

7. B-2 Bomber Crash U$1.4 Bilhão





Este bombardeiro B-2 stealth caiu pouco depois de ter decolado de uma base aérea em Guam em 23 de fevereiro de 2008. Investigadores culpam distorção nos dados dos computadores de controlo de voo causado pela umidade no sistema. Isto resultou na aeronave fazendo um movimento repentino para cima que ocasionou a perda de sustentção e a queda. Este foi apenas 1 dos 21 já construídas e foi o mais caro acidente da história da aviação. Ambos os pilotos foram capazes de ejetar a segurança.

6. Exxon Valdez $2.5 Bilhões




O vazamento de petróleo da Exxon Valdez não era grande em relação aos maiores do mundo, mas foi caro devido à localização remota de Prince William Sound (acessível somente por barco e de helicóptero).
Em 24 de março de 1989, 10,8 milhões de galões de óleo foram derramados quando o capitão do navio, Joseph Hazelwood colidiu contra um recife. A limpeza dos custos da Exxon $ 2,5 bilhões.

5. Piper Alpha Oil Rig $3.4 Bilhões





Em 6 de julho de 1988, o maior produtor de petroleo do mundo sofreu o pior desastre petrolifero do mundo. Como parte da rotina de manuteção os tecnicoes removeram e checaram as valvulas de segurança que eram essenciais para o controle dos gases liquefeitos acumulados. Haviam 100 valvulas identicas checadas, mas infelizmente um dos tecnicos cometeu um erro e esqueceu de repor uma. As 10 da noite um tecnico ligou as bombas de gas e o acidente mais caro do mundo com sonda petrolifera começou. Em 2 horas, a plataforma de 90 metros foi consumida em chamas, matando 167 trabalhadores e resultando em U$3,4 bilhões em danos.

4. Challenger Explosion $5.5 Bilhões




O Space Shuttle Challenger foi destruído 73 segundos após a decolagem em 28 de janeiro de 1986, devido a um defeito de O-ring. É uma falha na vedação das articulações, permitindo gás sob pressão cheguasse ao exterior. Este, por sua vez, fez o tanque externo despejar sua carga útil de hidrogénio líquido causando uma enorme explosão. O custo da substituição do Space Shuttle foi de U$2 bilhões em 1986 (U$4,5 bilhões em dólares de hoje). O custo do inquérito, correção dos problemas, e substituição de equipamentos perdidos custaram U$ 450 milhões a partir de 1986-1987 (U$1 bilhão de dólares hoje em dia).

3. Prestige Oil Spill $12 Bilhões




Em 13 de novembro de 2002, o petroleiro Prestige estava transportando 77.000 toneladas petróleo, quando um dos seus doze tanques estourou durante uma tempestade em Galiza, Espanha. Temendo que o navio iria afundar, o capitão pediu a ajuda da equipe de salvamento espanhola, esperando que levassem o navio ao porto. No entanto, a pressão das autoridades municipais, obrigou o capitão do navio a ir para longe da costa. O capitão tentou obter o apoio das autoridades francesas e Português, mas eles também ordenaram o navio a sair das suas margens. A tempestade finalmente teve seus efeitos sobre o navio-tanque que resultou na divisão ao meio liberando 20 milhões de galões de petróleo no mar.

De acordo com um relatório elaborado pela Economist Pontevedra Câmara, o custo total da limpeza foi U$12 bilhões.


2. Space Shuttle Columbia $13 Bilhões




The Space Shuttle Columbia was the first space worthy shuttle in NASA's orbital fleet. It was destroyed during re-entry over Texas on February 1, 2003 after a hole was punctured in one of the wings during launch 16 days earlier. The original cost of the shuttle was $2 Billion in 1978. That comes out to $6.3 Billion in today's dollars. $500 million was spent on the investigation, making it the costliest aircraft accident investigation in history. The search and recovery of debris cost $300 million.
In the end, the total cost of the accident (not including replacement of the shuttle) came out to $13 Billion according to the American Institute of Aeronautics and Astronautics.

O Space Shuttle Columbia foi a primeira espaçonave da NASA a atingir a orbita. Foi destruído durante o retorno ao longo do Texas em 1 de fevereiro de 2003 devido a um buraco feito em uma das asas durante o lançamento 16 dias antes. O custo inicial U$2 bilhões em 1978. Que sai a U$ 6.3 Bilhões de dólares hoje em dia. $ 500 milhões foram gastos na investigação, tornando-se o inquérito de acidente aéreo mais caro da história. A busca ea recuperação de detritos custou US $ 300 milhões.
No fim das contas, o custo total dos acidentes (não incluindo a substituição da espaçonave) saiu a U$13 bilhões, de acordo com o Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica.


1. Chernobyl $200 Bilhões




Em 26 de abril de 1986, o mundo testemunhou o acidente mais caro na história. A catástrofe de Chernobil, foi a maior catástrofe sócio-economica em tempo de paz. 50% da área da Ucrânia é de alguma forma contaminada. Mais de 200.000 pessoas tiveram de ser evacuadas e reinstaladas enquanto 1,7 milhões de pessoas foram diretamente afectadas pela catástrofe. O número de mortes atribuídas a Chernobyl, incluindo as pessoas que morreram de câncer anos mais tarde, é estimado em 125.000. Os custos totais, incluindo limpeza, reassentamento e compensações às vítimas, foi estimada em aproximadamente U$200 bilhões. O custo de uma nova siderúrgica para abrigar a central nuclear de Chernobil vai custar U$2 bilhões. O acidente foi atribuído oficialmente aos operadores que violaram os procedimentos e desconheciam os procedimentos de segurança.


3 comentários:

  1. Adorei, vou linkar nos SaciLinks!!!
    Forte abraço do Saci e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Belo post, postei ele no aventuras miudas, mas preservei os créditos.
    http://aventurasmiudas.blogspot.com

    ResponderExcluir

iTzMiiiza ae

Blog Widget by LinkWithin