Os vícios de um adolescente
Acabei de ver três artigos interessantes no Jornal de Notícias, acerca dos vícios dos adolescentes de hoje.
Aqui ficam alguns excertos.
Os investigadores falam mesmo de “obsessão” e “dependência”. Quem manda uma média de 236 sms por semana, tem na lista contactos mais de 125 registos e já teve, aos 16 anos, mais de três telemóveis, poderá estar muito tempo longe do seu aparelho de estimação?
Curiosamente, 36,5% dos alunos do 6.º ano de escolaridade já tinham tido mais de três telemóveis. O mesmo acontecia a 77% dos adolescentes.
Quanto ao envio de sms, os investigadores apuraram que os pré-adolescentes enviavam uma média de 84,2 por semana. Já os colegas mais velhos, superavam as 235 sms por semana.
Esta diferença é justificada pelo número de contactos presentes na lista os mais novos revelaram ter uma média de 87,2 contactos, enquanto os mais velhos tinham 125. Contudo, os números mais utilizados correspondiam a uma média de 12,2 nos pré-adolescentes, contra os 23,3 nos adolescentes.
Falando noutros passatempos:
Por ordem de preferência manifestada, os miúdos do 6.º ano gostam, também, dos programas de computador (72,8%), a Playstation portátil (69,4%), o iPod (61%) e a câmara digital (60,6%).
O sábado é o dia em que os mais novos usam durante mais tempo o Msn 8,4horas passadas na conversa. Por seu turno, os alunos mais velhos dedicam mais tempo às conversas on-line às sextas-feiras: 7,2 horas. A lista de contactos no Msn varia, também, consoante as idades: enquanto os pré-adolescentes afirmam ter uma média de 95 contactos (em que 15,4 são mais utilizados), já os colegas mais velhos demonstram ter uma média de 192 contactos.
E agora, uns testemunhos, no que diz respeito ao número de sms que enviam por semana.
“Proibir os telemóveis nas aulas? Sim, sou a favor. Mas não há problema em tê-los connosco, tudo depende é da educação que se traz de casa e se se é responsável”. Marta Lemos, 18 anos, aluna do 12.º ano de escolaridade, pensa assim. Possui telemóvel há cerca de quatro anos e o actual é já o segundo aparelho. Tem câmara fotográfica, mas não possui acesso à Internet. “Aquilo que mais uso são as sms, mas não mando mais do que umas duas ou três por dia. Prefiro falar pessoalmente com as pessoas”, explicou. Em casa, a maior parte do tempo que dedica à Net é para visitar o sítio de uma banda musical islandesa. Ao Msn costuma ir à noite, não mais do que duas horas, para conversar com alguém da sua lista de 60 contactos.
“No Msn costumo estar aí umas três horas por dia”, disse a jovem, que ali possui uma lista de mais de cem contactos. Telemóvel já tem desde os 12 anos e o aparelho que possui agora é já o quarto e está equipado com câmara fotográfica e Internet. Quanto ao envio de mensagens, afirmou que manda uma média de 15 por dia. Um número que sai “envergonhado” quando comparado com a quantidade de sms que António Domingues, 17 anos, aluno do 12.º ano, envia diariamente nada mais, nada menos do que uma média de 100! “
São estes os jovens de hoje.
Felizmente eu também faço parte dessa onda...
Fontes:
Adolescentes enviam em média 236 sms por semana
Internet e Playstation são os passatempos preferidos
Youtube, poker e música, com sms e Msn à mistura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
iTzMiiiza ae