18 maio 2009

Segurança no Trabalho e Luxo


“Segurança do Trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que buscam a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, no que se refere à questão da segurança e da higiene do trabalho. Seu objetivo básico envolve a prevenção de riscos e de acidentes nas atividades de trabalho visando à defesa da integridade da pessoa humana.”


É impressionante a quantidade de pessoas que desprezam os E.P.I’s (Equipamento de Proteção Individual), e todas as demais instruções de segurança no trabalho, algumas até nem sabem por negligência de seus empregadores, porém boa parte dos que sofrem acidentes de trabalho deixaram de seguir as instruções.
Cada área trabalhista exige diferentes normas de segurança, que devem ser obedecidas pelos funcionários e estabelecidas pelos empregadores, mas como saber se uma empresa, indústria de que nós somos os consumidores finais seguem essas regras? Para isso existe a OHSAS 18001 consistindo um Sistema de Gestão parecido com a ISO 9000 e ISO 14000, porém com o foco voltado para a saúde e segurança ocupacional, sendo uma ferramenta que permite uma empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da Saúde e Segurança do Trabalho por ela mesma estabelecido.

Mesmo com todas as leis e sistemas estabelecidos para garantir a segurança do trabalhador, muitos, mas muitos mesmo amigos, gostam de brincar com a vida, para eles, segurança no trabalho é luxo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

iTzMiiiza ae

Blog Widget by LinkWithin