18 maio 2009

Vc tem asma? saiba seus segrdos


Asma é uma doença crônica dos brônquios que tem como principais sintomas falta de ar, tosse e chiado no peito (sibilância).
Os brônquios (grandes e pequenos) são canais que possibilitam a passagem de ar até os alvéolos (porção final dos pulmões), onde o oxigênio entra em contato com pequenos vasos sangüíneos e se liga às hemácias (glóbulos vermelhos), circulando por todo o organismo e oxigenando-o.
As paredes dos brônquios são circundadas por uma camada muscular. No caso de pacientes asmáticos, as vias aéreas são muito sensíveis - em especial - às substâncias inaladas. Quando ocorre um estímulo - por exemplo, o contato com algo que a pessoa seja sensível, como poeira ou fumaça de cigarro -, há uma contração da musculatura que envolve os brônquios e, posteriormente, inflamação das vias aéreas. esta inflamação leva a produção de muco causando estreitamento súbito do canal de passagem de ar. Como conseqüência, a pessoa tem dificuldade para respirar principalmente para expelir o ar dos pulmões dando a sensação de desconforto na expiração. O site Asma sob Controle, do qual retirei a foto que acompanha esta postagem, traz outras definições e conceitos interessantes sobre a asma.
Diversas condições podem levar à falta de ar, tosse, sibilos e dificuldade expiratória, porém a asma, na maioria das vezes, tem características que facilitam seu diagnóstico.
Os asmáticos, em geral, identificam facilmente fatores que desencadeiam seus sintomas. As crises normalmente são precedidas de exposição à poeira, fumaça, odores ativos, exercício intenso, frio e animais domésticos (veja fatores que desencadeiam asma aqui). Algumas pessoas possuem, além da asma, outras doenças alérgicas, como rinite, dermatite e conjuntivite. É comum ainda haver outros membros da família com a mesma doença.
Os ácaros são importantes fatores de alergia e são encontrados facilmente na poeira domiciliar principalmente em travesseiros, cobertores, colchões, tapetes, cortinas e móveis. O controle pode ser feito lavando travesseiros e roupa de cama com água quente semanalmente e usando colchões especiais que acumulem menos poeira. Pessoas com asma devem evitar tapetes e bichos de pelúcia no interior de quartos e o uso de aspirador de pó com freqüência pode ajudar. 
Animais domésticos (cães, gatos e pássaros) devem ficar, de preferência, fora de casa. E você sabia que as baratas podem ser desencadeadoras de asma? Elas eliminam substâncias que quando inaladas geram hipersensibilidade das vias aéreas. O uso de sprays contra estes insetos deve ser evitado na presença de asmáticos por causa do seu odor. É preciso buscar outras alternativas para eliminá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

iTzMiiiza ae

Blog Widget by LinkWithin