09 setembro 2009

Curiosidades Sobre as Baleias


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhm76QcQfRxV11hWM8cybQ-ZTA-KeoG57oNuXXYYURbbE6xMuaFhMEpT2ATa2j1E35IsplNn90MFkZDI6x0jWRh25sRnJ1ihI4d2WukGo7MTk5RL_mHOlH2YLLIuCGGUJIzDhyNKb0_jx4/s400/baleia-orca.jpg

A maior baleia até hoje caçada foi uma baleia-azul fêmea, que media 34 metros de comprimento e pesava em torno de 170 toneladas?

As baleias são os maiores animais já existentes (podem chegar a 3 vezes o tamanho de um dinossauro). Este desenvolvimento só é possível porque a água suporta o peso contra a força da gravidade - o que não acontece com os animais terrestres.

Cada baleia-azul dá a luz apenas uma cria, que normalmente tem um tamanho impressionante: um terço do tamanho de sua mãe, ou seja, pode nascer já com 7 metros de comprimento. Durante 7 meses a mãe a amamenta diariamente com uma tonelada de leite muito rico. Quando o filhote é desmamado já possui mais de 15 metros.

As baleias-azuis vivem cerca de 50 anos.

A baleia Cachalote é a única fonte mundial de âmbar-cinzento, matéria básica para indústria de perfumes caros. Elas se alimentam da Lula Gigante, a engolem inteira mas nunca conseguem digerir os bicos duros da Lula que permanecem em seus aparelhos digestivos produzindo uma substância escura e fétida - este é o âmbar-cinzento, a melhor substância conhecida para conservar o aroma dos perfumes. Tem um preço elevadíssimo. Frequentemente as baleias expelem o âmbar-cinzento que pode então ser encontrado boiando no mar.

No sec.XIX o óleo de baleia era usado na iluminação e lubrificação, as barbatanas davam resistência aos espartilhos, serviam de chicotes e na feitura de guarda-chuvas.Hoje em dia o óleo da baleia é usado na manufatura de cinquenta por cento da margarina européia.
As baleias soltam sons agudos na água e, graças aos ecos de retorno, podem localizar com precisão qualquer corpo sólido. Elas não têm boa visão.

Um comentário:

  1. Uma pequena correção em relação a imagem relacionada com a post. é que a famosa balei orca não é uma baleia e sim um golfinho. É da ordem dos cetáceos como a baleia porém da família Delphinidae. http://migre.me/8eei

    ResponderExcluir

iTzMiiiza ae

Blog Widget by LinkWithin